História
The Last Of Us possui uma história rica tanto
em termos de conteúdo como em termos de desenvolvimento, personagens credíveis
e muito carismáticas e uma imersão e envolvência pouco vista nos jogos de hoje
em dia. Para além disso o jogo procura evitar certos clichés contendo algumas
reviravoltas e surpresas que não são nada comuns neste género de histórias como
por exemplo o final do jogo, que apesar de ser um pouco discutível,
provavelmente para a maior parte dos jogadores terá um enorme significado e
será visto como um dos melhores finais a nível de um videojogo pela sua
genialidade e inovação.
Deixando um pouco a parte abstracta de lado
centrai-nos-ermos então na parte concreta, ou seja, no enredo em si. Sobre o mesmo e
sem estragar a experiência a ninguém há a reter que toda a acção passa-se num
mundo pós-apocalíptico, em que toda a população luta por recursos e provisões
que permitam-lhes sobreviver ao caos causado por uma epidemia que teve origem
num fungo e que é transmitida à população tanto através do ar, ao respirar-se
esporos que contêm o vírus, como ao ser-se mordido por alguém infectado.
Basicamente presenciamos a vida de Joel, um
contrabandista, que juntamente com a sua fiel parceira, Tess, encontram-se
“presos” em Boston, numa zona de quarentena, na qual os militares procuram
assegurar-se de que toda a gente encontra-se bem de saúde dizimando aqueles que
estejam infectados. No entanto e apesar de a vida deles já não ser fácil tudo
torna-se pior quando Joel e Tess decidem aceitar um trabalho que envolve Ellie,
uma miúda de 14 anos, e cuja recompensa é valiosíssima, mas que por outro lado
fará com que as suas vidas mudem para sempre.
Gráficos
Em termos gráficos estamos perante o jogo
mais detalhado desta geração sendo que existem alguns pormenores que realmente
impressionam como o facto de podermos disparar quantas flechas quisermos para o
chão e as mesmas ficarem naquele local para sempre, mesmo que afastem-se desse sitio por 20 ou mais minutos ou então as expressões faciais das
personagens que não só por momentos conseguem ser superiores às de L.A Noire
como também permitem-nos facilmente identificar qual o estado de espírito das
personagens mesmo sem estas falarem.
Acrescenta-se ainda a diversidade dos
cenários, a qualidade espectacular das cenas de corte e a beleza das paisagens
aos aspectos que fazem deste jogo um sério candidato ao prémio de melhor jogo
de gráficos de sempre.
Som
Neste quesito o jogo brilha quer seja pelos
sons que fazem com que a atmosfera de The Last Of Us seja sinistra e
aterrorizante ou pelas vozes excepcionais tanto a nível das originais como a
nível da dobragem para português ou ainda pela incrível banda sonora que
assenta que nem uma luva nas situações nas quais é utilizada.
Jogabilidade
O jogo pretende-se focar na sobrevivência e
como tal preparem-se para gerir bem os vossos recursos pois caso contrário
poderão vir a ter graves dificuldades futuramente.
Se lidar com os infectados por vezes exige
muita cautela então quando se trata dos humanos nem se questiona, sendo que
para evitarem possíveis erros, necessitarão de criar vários objectos tais como
bombas de fumo ou kits médicos (estes são criados em tempo real, implicando
apenas que possuam alguns recursos para a criação dos mesmos); melhorar as
vossas armas (os melhoramentos são realizados numas mesas localizadas em alguns
locais do jogo); atirar tijolos ou pedras de modo a distraí-los; melhorar as
habilidades de Joel (maior vida, menor tempo na criação de objectos, diminuir o
balanço das armas ao apontar entre outros aspectos) ou simplesmente
esgueirar-se e agarrar os inimigos por trás (no caso dos inimigos humanos ou dos
infectados “menos ferozes”) ou espetar uma faca nos inimigos (no caso dos
infectados “mais ferozes” ou dos inimigos humanos na mesma).
Já em termos de exploração podem contar com
vários coleccionáveis para apanhar, portas trancadas para abrir, nas quais
encontram-se imensas provisões, conversas opcionais para visualizar e balas e
recursos espalhados pelo mundo do jogo para apanhar. Claro que o jogo não tem
uma grande liberdade de exploração de qualquer maneira mas ainda assim está
longe de ser linear.
Por último há acrescentar apenas que também
poderão contar com alguns puzzles ao longo da aventura, que mesmo não sendo
difíceis nem muito variados são sempre bem-vindos.
Conclui-se assim que relativamente a este
ponto o jogo apresenta variedade, diversão, desafio e tensão, o que aliado a
uma excelente execução por parte da produtora oferece-nos uma experiência
espectacular a nível da jogabilidade.
Com apenas dois modos de jogo: sobreviventes
(duas equipas de quatro jogadores cada lutam pela sobrevivência, sendo que
assim que um jogador morrer fica de fora da batalha até a ronda em questão
terminar. A equipa vencedora é aquela que ganhar quatro rondas ou então o maior
número de rondas no caso de a partida ser mais renhida e houver empates
inclusive) e raide às provisões (duas equipas constituídas por quatro jogadores
cada combatem entre si sendo que o objectivo é executar todos os jogadores da
equipa adversária ou o maior número de jogadores possíveis da equipa rival.
Ambas as equipas possuem vinte tentativas significando que por cada morte de um
determinado jogador uma das tentativas é gasta, ou seja, para exterminar a
outra equipa é necessário que a soma das mortes da mesma corresponda a vinte e
quatro) a meta deste online é aguentarem durante doze semanas com uma das duas facções disponíveis.
Sendo mais concreto, cada partida corresponde
a um dia o que faz com que tenham de jogar exactamente 84 partidas de modo a
concluírem a vossa jornada com a facção pela qual optaram. No entanto e de forma
a dificultar a vossa “viagem” terão de cuidar de um clã de sobreviventes que
precisam que forneçam-lhes comida de modo a não falecerem. Este clã cresce de
acordo com o rendimento das vossas jogatinas online e decresce radicalmente com
o não cumprimento de desafios que vos serão impostos (são obrigados a cumprir
um desafio mas terão uma lista com vários da qual deverão apenas escolher um.
Fica a dica de que o mais indicado é o de curar companheiros de equipa pois é
certo que o cumprirão) ou moderadamente com o cumprimento parcial ou total
desses mesmos desafios.
Todavia há que ter em atenção que a partir de
uma certa semana a não realização desses desafios leva à morte de 100 por cento
da vossa população o que levar-vos-á a terem de reiniciar o vosso progresso com
a mesma ou com a outra facção.
Acerca do multijogador falta apenas
transparecer a ideia de que com as “latas de comida” que apanham nas partidas
ao derrotarem os inimigos, que ganham ao improvisarem vários objectos ou que
conseguem ao realizarem outras acções como assistências, reanimações ou
execuções vão desbloqueando diferentes tipos de armamentos e habilidades que
poderão vir a utilizar permitindo-vos adoptar variadas estratégias.
Obviamente que está longe de ser “o melhor
multijogador de sempre” como os produtores afirmavam mas ainda assim há que
reconhecer que tirando a escassez de modos de jogo o online é uma experiência
bastante viciante, eficaz, inovadora e que de certeza que fará com que os
amantes de um estilo de jogo mais calmo e no qual trabalhar em equipa é
fundamental deixem-se levar pela magia do mesmo.
Pontos
Fortes:
- Enredo de luxo, ao nível dos melhores
- Excelentes personagens
- Jogabilidade fantástica e muito fluída
- Banda sonora e vozes de grande qualidade
- Gráficos abismais
- Final épico
- Multijogador
- Longevidade para o género de jogo bastante
boa
Pontos Fracos:
- Talvez uma maior diversidade nos puzzles ou
uma melhoria na inteligência artificial na detecção dos nossos companheiros de
equipa (foi uma decisão da produtora que os inimigos não vejam a Ellie ou a
Tess ou outro qualquer companheiro de Joel e não uma falta de polimento como
alguns podem pensar) ou mesmo uma maior acentuação do ritmo de jogo numa ou
noutra parte fizessem a experiência melhorar, mas ainda assim não possui nenhum
defeito em concreto.
Veredicto
História:100 (Enredo muito bem executado com um elenco
de personagens incrível e que ficará para a história dos videojogos).
Som:100 (Uma palavra apenas: Excepcional)
Gráficos:100 (Muito detalhados com pormenores
inacreditáveis e uma execução “de cair o queixo”).
Jogabilidade:97 (Excelente, deixando o jogador envolvido
no mundo do jogo).
Nota Final:99 (Obrigatório para qualquer jogador)
Escrito por: Leandro Baptista
Sem comentários:
Enviar um comentário