História
Tomb
Raider 9 é um reboot da série, ou seja, um novo começo da série, uma nova visão
da mesma. Sendo assim este jogo introduz-nos uma Lara Croft inexperiente e mais
jovem que se encontra em alto mar a bordo do Endurance, um navio, juntamente
com alguns “amigos/as” que partilham o mesmo gosto pela arqueologia como Lara, em
busca de Yamatai, um reino perdido e que segundo os mitos foi outrora palco de
acontecimentos sobrenaturais como a existência de Himiko, rainha do Sol, que de
acordo com as lendas possuía poderes e tinha ao seu dispor um exército enorme
de guardiões, os chamados guardiões da tempestade.
No
entanto e enquanto os mesmos se dirigiam para o Triângulo do Dragão, uma ilha
que de acordo com as pesquisas da Lara poderia pertencer a Yamatai, eis que o
navio é atingido por uma enorme tempestade acabando assim por “espatifar-se”
nessa mesma ilha.
Depressa todos se apercebem que a ilha possui demasiados perigos e que têm
de sair dali o mais rapidamente possível, iniciando-se assim uma luta pela
sobrevivência.
A
forma como a história nos é apresentada é simplesmente incrível e ao mesmo
tempo envolvente sendo que sentimos que tudo no jogo faz sentido e que as
decisões dos produtores, face as mais variadas situações que presenciamos ao
longo da aventura, é sempre a mais correta. Para além disso há que referir
ainda que a evolução da Lara ao longo da narrativa é brutal, permitindo ao
jogador criar um laço muito forte com a personagem. O único pequeno contra
surge na previsibilidade da história já que esta por vezes se demonstra um
pouco previsível mas nada que atrapalhe de forma significativa a qualidade
final da mesma.
Gráficos
Em
termos visuais Tomb Raider é um dos melhores jogos desta geração apresentando
um excelente nível de detalhe tanto nos cenários como nas personagens e um
ambiente espectacular.
Som
Relativamente
ao som estamos perante um jogo muitíssimo competente no qual a banda sonora
apresenta uma grande qualidade e o trabalho vocal é excepcional indo o destaque
para Camilla Luddington, a atriz que dá a voz à Lara Croft.
Jogabilidade
Quanto à jogabilidade também há que dar os
parabéns à produtora visto que conseguiram encaixar a mesma dentro do contexto
em que o jogo se insere, na medida em que na própria jogabilidade observamos o
crescimento da Lara, através de um sistema de pontos de experiência que foi
implementado. Esse sistema funciona muito bem uma vez que ganhamos pontos por
ir cumprindo as missões do jogo; caçando animais; encontrando relíquias,
documentos e tesouros GPS; assaltando tumbas e completando certos desafios o
que nos incentiva a fazer tudo o que é opcional. Com um número certo de pontos
de experiência desbloqueamos por sua vez um ponto de habilidade o qual podemos
gastar a evoluir a Lara (torna-la mais resistente a ataques inimigos, ganhar
mais munições por inimigos mortos, escalar mais rápido, conseguir atirar areia
para a cara dos inimigos, descobrir com mais facilidade onde estão os
colecionáveis que o jogo apresenta entre muitas outras habilidades).
Por
sua vez também existe uma maneira de evoluirmos as armas que a Lara terá ao
longo da aventura quer a nível de precisão, capacidade ou até mesmo ao ponto de
acrescentar acessórios como um silenciador a uma pistola por exemplo tendo para
isso apenas de reunir umas peças que encontramos espalhadas pelos cenários
numas caixas. Adianto-vos já que a arma principal do jogo é o “famoso” arco
pois para além de ser uma excelente forma de eliminarem os inimigos
discretamente ainda possui inúmeras funções como queimar objectos (utilizando
para isso flechas de fogo) ou mesmo prender uma corda derivada do arco num
poste e numa outra saliência e atravessar essa corda de forma a chegar ao outro
lado.
Todas
estas melhoras são realizadas em fogueiras, as quais se encontram espalhadas
por toda a ilha. Algumas ainda servem de acampamento possuindo a opção de
viajarmos de fogueiras em fogueiras (dentro das que têm acampamento claro).
Sobre
a jogabilidade é também genial saber que mesmo quando a Lara possuir várias
armas e imensa munição os inimigos surpreenderão sempre devido à boa
inteligência artificial que o jogo apresenta fazendo com que os combates possuam
sempre uma vertente de sobrevivência.
Multijogador
Não há muito a dizer acerca do multijogador
apenas que este necessitava de um maior refinamento e acaba por não passar de
um extra que até diverte mas que aproveita mal as mecânicas de jogo únicas de
Tomb Raider.
Pontos
Fortes
- Excelente narrativa
- Evolução da Lara Croft
- Jogabilidade espectacular e bastante
viciante
- Gráficos soberbos
- Som de grande qualidade
- Ritmo de jogo
Pontos
Fracos
- A história por vezes é um pouco previsível
- A munição deveria ser mais escassa tendo em
conta o tema do jogo
- O Multijogador não foi implementado da
melhor forma
Veredicto
História:
95 (Excelente
tanto a nível de conteúdo como a nível de desenvolvimento. Peca apenas na
previsibilidade)
Gráficos: 98 (Simplesmente deslumbrantes e a prova de
que nesta geração ainda é possível surpreender)
Som: 95 (Banda sonora ótima e vozes de grande
talento)
Jogabilidade: 95 (Muito competente, viciante, bastante
variada e com muito para fazer)
Nota
Final: 96 (Tomb Raider é muito mais que um reboot da série, é uma obra-prima
imprescindível na coleção de qualquer amante de videojogos. Se ainda não o
jogaram então o façam pois sem dúvida que estamos perante um dos melhores jogos
desta geração)
Escrito
por:
Leandro Baptista
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