domingo, 25 de dezembro de 2011

Assassin´s Creed Revelations Análise

Assassin´s Creed é uma série com enorme qualidade e também uma das séries que se destaca pela evolução sendo que a evolução do primeiro título para o segundo título é usada como exemplo  a seguir por outras sequelas de outros jogos. Por outro lado Assassin´s Creed também começou a ser conhecido por ser mais do mesmo, isto porque, Assassin´s Creed Brotherhood para a maior parte dos jogadores não conseguiu evoluir em quase nada quando comparado com o seu antecessor ainda que o jogo encontre-se bem melhor em vários aspectos.
Sendo assim com Assassin´s Creed Revelations a Ubisoft pretende manter a fórmula dos últimos dois títulos ( o tal mais do mesmo) mas evolucionando-a. Mas será que mais uma vez o conseguiu ou desta vez simplesmente falhou.
Para o saberem leiam a análise que se segue.


História

A história tem início dez anos após os acontecimentos de Assassin´s Creed Brotherhood sendo que Ezio viaja para Masyaf à procura da biblioteca onde se encontram guardados os segredos do Altair. No entanto Ezio descobre que a biblioteca encontra-se fechada e que para  a abrir terá de recuperar cinco selos que se encontram algures em Constantinopla ( cidade na qual maior parte do jogo decorrerá). 
A partir daqui começaram a notar grandes diferenças neste Assassins´s Creed quando comparado com os outros. Começaram a perceber que não só os diálogos entre as personagens encontram-se bastante melhores e muito mais interessantes como também a história tem um desenvolvimento excelente sendo que vos deixará ansiosos por saber o que vai acontecer a seguir. Isto é algo que faltava aos outros jogos da série e que sem dúvida alguma beneficia Revelations. 
Relativamente ao Desmond neste jogo ele encontra-se preso dentro do Animus sendo que para fugir do mesmo terá de reviver todas as memórias do Ezio que ainda não reviveu. Ao mesmo tempo ficarão  a conhecer o passado do Desmond através de missões secundárias que terão para fazer dentro do Animus.
Por último através dos selos descobrirão o que é que aconteceu ao Altair após os eventos do primeiro Assasin´s Creed e qual a grande importância desta personagem para o enredo.


Gráficos

Ainda que os gráficos quando comparados com jogos como Uncharted 3, God of War 3 ou Final Fantasy XIII estejam um pouco datados continuam a cumprir a sua parte sendo que Assassin´s Creed apresenta das mais belas paisagens vistas em algum jogo e cidades para explorar bastante detalhadas.

Som

Em termos de som Assassin´s Creed volta a brilhar apresentando vozes de qualidade tanto em Espanhol como em Inglês e uma banda sonora de excelência ainda que peque um pouco pela sua falta de variedade às vezes. 


Jogabilidade

As missões principais encontram-se mais divertidas e interessantes graças à qualidade da história. As missões secundárias também merecem destaque pois desta vez são menos abundantes mas em termos de variedade e qualidade encontram-se bastante melhores sem dúvida sendo que desta vez para além das missões das facções, das missões de escalar as torres e expandir o mapa, das missões de encontrar tesouros, das missões de encontrar o capitão, matá-lo e subir até à torre, das missões de enviar assassinos para fazerem tarefas e das missões de contratar assassinos terão também à vossa disponibilidade missões com os próprios assassinos, missões de torre de defesa, missões de encontrar livros e missões de bombas.
De todas estas novas missões o destaque vai para as missões com os assassinos que são doze ao todo e que são desbloqueadas quando um assassino atinge o nível dez de experiência sendo que o nível quinze ( nível máximo) é apenas atingido ao completarem uma ou duas missões com o mesmo. Ao atingir o nível quinze o assassino fica a tomar conta de um dos esconderijos dos assassinos ficando o mesmo imune a ataques dos templários.
Relativamente às outras missões apenas as de torre de defesa apresentam algo completamente diferente pois nestas missões terão de colocar assassinos nos telhados e ir eliminando os templários que tentam chegar ao vosso esconderijo e destruí-lo. Para isso têm ao vosso dispor para além dos assassinos um canhão, umas torres que impedem o avanço dos templários e a vossa arma de pulso.
Quanto às missões que já não são novidade estas também sofreram algumas alterações sendo que nas missões de contrato não terão apenas de salvar cidadãos mas também de participar em combates em alguns casos, vencer uma corrida, perseguir alguém entre outras situações. E nas missões de matar o capitão e escalar a torre desta vez terão de o encontrar usando a visão templária e só depois assassina-lo e de seguida escalar a torre.
Por fim o Desmond também apresenta um conceito de jogabilidade totalmente novo pois as tais missões secundárias que permitem conhecer o passado do mesmo são em primeira pessoa e consistem em construir blocos de modo a avançar pelo cenário e sem dúvida não poderiam deixar de ser mencionadas devido a qualidade que apresentam.


Multijogador

Em Revelations o modo multijogador está de volta mas desta vez encontra-se bastante melhor. Não só possui mais modos de jogo ( 11 ao todo) como também apresenta mais habilidades, podem personalizar os vossos personagens desde o aspecto até às roupas e agora em vez de estarem sempre a jogar o mesmo modo, ou seja, em Brotherhood quando acabavam uma partida começavam outra noutro mapa mas dentro do mesmo modo podem mudar quando acabarem uma partida o que torna o jogo muito mais intuitivo. Outro aspecto que merece enorme destaque e que faz com que o online seja bem melhor é a qualidade dos servidores pois ao contrário do Brotherhood não terão de esperar uma eternidade para jogarem mas sim apenas uns segundos sendo que em termos de servidores Assassin´s Creed Revelations apresenta-se como um dos melhores jogos neste aspecto.


Pontos Fortes

- Enredo de qualidade
- Revelações
- Jogabilidade mais variada e divertida do que os outros títulos
- Sequências com o Altair excelentes
- Bombas dão diversidade à jogabilidade
- Gráficos e som de qualidade
- Longevidade 
- Final interessante

Pontos Fracos

- A nível de combate poderia estar melhor
- Poderia ter inovado ainda mais a nível de jogabilidade
- A mesma música por vezes toca 5 vezes seguidas quando exploramos a cidade

                                            Verídico

História: 9.0 ( Interessante e cativante. Encontra-se num patamar de enorme qualidade. Alguns aspectos da história ainda se encontram por explicar mas isso é normal tendo em conta que Assassin´s Creed 3 será a conclusão desta história).

Gráficos: 9.0 ( Paisagens belíssimas. Cidades bem detalhadas. No entanto ainda não se encontra excelente apresentando por vezes falhas neste quesito).

Som: 9.0 ( Vozes e banda sonora sem dúvida excelentes. Por outro lado às vezes a mesma música repete-se imensas vezes. De qualquer das formas combinam com a atmosfera do jogo).

Jogabilidade: 9.0 ( Bastante divertido e variado. Ainda assim  o combate tem de ser melhorado pois às vezes não resulta na perfeição e acaba atrapalhando um pouco a experiência).


Nota Final: 9.0 ( Assassin´s Creed Revelations não só é o melhor jogo da série como também é um dos melhores jogos de sempre. Para todos os que acompanham a série o jogo é obrigatório. Para os restantes antes de o jogarem terão de pelo menos jogar o Assassin´s Creed 2 e o Brotherhood senão em termos de história o jogo não terá o mesmo impacto pois não perceberão  quase nada).

Escrito por: Leandro Baptista

Sem comentários:

Enviar um comentário