sábado, 23 de março de 2013

Remember Me foi recusado por várias editoras por causa do protagonista ser uma mulhergonista

Não é segredo que a maioria dos videojogos opta por um protagonista do sexo masculino, porque devido a qualquer razão que não deve ser do domínio racional, a imagem da mulher ainda não é bem aceite nos videojogos.

Podem argumentar que não, mas o que sucedeu com Remember Me é precisamente a prova que este problema existe e ainda é preciso uma reformulação de mentalidades para que haja mais protagonistas do sexo feminino.

Jean-Max Morris, o diretor de Remember Me, confidenciou ao Penny -Arcade  que foram várias as editoras que se afastaram do jogo devido à personagem principal ser uma mulher.

"Encontramos quem nos tenha dito que 'bem, não queremos publicar o jogo porque não terá sucesso. Não podes ter uma personagem feminina nos jogos. Tem que ser uma personagem masculina, é simples,'" disse Morris.

A decisão de incluir uma personagem feminina no papel principal foi meramente criativa. A equipa nunca chegou a olhar para a decisão de uma perspetiva comercial, porque de outra forma, a consistência do jogo seria posta em causa.
 
 
 
 
 
Ainda mais problemática que a imagem da mulher nos videojogos é a homosexualidade. Ainda que a equipa de Remember Me optasse por mudar para uma personagem masculina, queria na mesma mostrar a sua vida privada, e há uma cena em que Nilin, a protagonista, beija um homem.

"As pessoas disseram-nos, 'Não podes por um gajo como o jogador a beijar outro gajo no jogo, será estranho," continuou Morris.
 
"E eu fiquei a pensar 'Se pensas assim, de forma alguma este meio amadurecerá.' Existe um determinado tipo de imersão, mas a tua orientação sexual não será questionada por jogares um jogo. Não sei, isto para mim é muito estranho."

Sem comentários:

Enviar um comentário