quarta-feira, 27 de março de 2013

Tomb Raider Análise


História

Tomb Raider 9 é um reboot da série, ou seja, um novo começo da série, uma nova visão da mesma. Sendo assim este jogo introduz-nos uma Lara Croft inexperiente e mais jovem que se encontra em alto mar a bordo do Endurance, um navio, juntamente com alguns “amigos/as” que partilham o mesmo gosto pela arqueologia como Lara, em busca de Yamatai, um reino perdido e que segundo os mitos foi outrora palco de acontecimentos sobrenaturais como a existência de Himiko, rainha do Sol, que de acordo com as lendas possuía poderes e tinha ao seu dispor um exército enorme de guardiões, os chamados guardiões da tempestade.




No entanto e enquanto os mesmos se dirigiam para o Triângulo do Dragão, uma ilha que de acordo com as pesquisas da Lara poderia pertencer a Yamatai, eis que o navio é atingido por uma enorme tempestade acabando assim por “espatifar-se” nessa mesma ilha.




Depressa todos se apercebem que a ilha possui demasiados perigos e que têm de sair dali o mais rapidamente possível, iniciando-se assim uma luta pela sobrevivência.




A forma como a história nos é apresentada é simplesmente incrível e ao mesmo tempo envolvente sendo que sentimos que tudo no jogo faz sentido e que as decisões dos produtores, face as mais variadas situações que presenciamos ao longo da aventura, é sempre a mais correta. Para além disso há que referir ainda que a evolução da Lara ao longo da narrativa é brutal, permitindo ao jogador criar um laço muito forte com a personagem. O único pequeno contra surge na previsibilidade da história já que esta por vezes se demonstra um pouco previsível mas nada que atrapalhe de forma significativa a qualidade final da mesma.



Gráficos

Em termos visuais Tomb Raider é um dos melhores jogos desta geração apresentando um excelente nível de detalhe tanto nos cenários como nas personagens e um ambiente espectacular.




Som

Relativamente ao som estamos perante um jogo muitíssimo competente no qual a banda sonora apresenta uma grande qualidade e o trabalho vocal é excepcional indo o destaque para Camilla Luddington, a atriz que dá a voz à Lara Croft.




Jogabilidade

Quanto à jogabilidade também há que dar os parabéns à produtora visto que conseguiram encaixar a mesma dentro do contexto em que o jogo se insere, na medida em que na própria jogabilidade observamos o crescimento da Lara, através de um sistema de pontos de experiência que foi implementado. Esse sistema funciona muito bem uma vez que ganhamos pontos por ir cumprindo as missões do jogo; caçando animais; encontrando relíquias, documentos e tesouros GPS; assaltando tumbas e completando certos desafios o que nos incentiva a fazer tudo o que é opcional. Com um número certo de pontos de experiência desbloqueamos por sua vez um ponto de habilidade o qual podemos gastar a evoluir a Lara (torna-la mais resistente a ataques inimigos, ganhar mais munições por inimigos mortos, escalar mais rápido, conseguir atirar areia para a cara dos inimigos, descobrir com mais facilidade onde estão os colecionáveis que o jogo apresenta entre muitas outras habilidades).




Por sua vez também existe uma maneira de evoluirmos as armas que a Lara terá ao longo da aventura quer a nível de precisão, capacidade ou até mesmo ao ponto de acrescentar acessórios como um silenciador a uma pistola por exemplo tendo para isso apenas de reunir umas peças que encontramos espalhadas pelos cenários numas caixas. Adianto-vos já que a arma principal do jogo é o “famoso” arco pois para além de ser uma excelente forma de eliminarem os inimigos discretamente ainda possui inúmeras funções como queimar objectos (utilizando para isso flechas de fogo) ou mesmo prender uma corda derivada do arco num poste e numa outra saliência e atravessar essa corda de forma a chegar ao outro lado.




Todas estas melhoras são realizadas em fogueiras, as quais se encontram espalhadas por toda a ilha. Algumas ainda servem de acampamento possuindo a opção de viajarmos de fogueiras em fogueiras (dentro das que têm acampamento claro).




Sobre a jogabilidade é também genial saber que mesmo quando a Lara possuir várias armas e imensa munição os inimigos surpreenderão sempre devido à boa inteligência artificial que o jogo apresenta fazendo com que os combates possuam sempre uma vertente de sobrevivência.




Multijogador

Não há muito a dizer acerca do multijogador apenas que este necessitava de um maior refinamento e acaba por não passar de um extra que até diverte mas que aproveita mal as mecânicas de jogo únicas de Tomb Raider.




Pontos Fortes

- Excelente narrativa
- Evolução da Lara Croft
- Jogabilidade espectacular e bastante viciante
- Gráficos soberbos
- Som de grande qualidade
- Ritmo de jogo


Pontos Fracos

- A história por vezes é um pouco previsível
- A munição deveria ser mais escassa tendo em conta o tema do jogo
- O Multijogador não foi implementado da melhor forma


Veredicto

História: 95 (Excelente tanto a nível de conteúdo como a nível de desenvolvimento. Peca apenas na previsibilidade)


Gráficos: 98 (Simplesmente deslumbrantes e a prova de que nesta geração ainda é possível surpreender)


Som: 95 (Banda sonora ótima e vozes de grande talento)


Jogabilidade: 95 (Muito competente, viciante, bastante variada e com muito para fazer)


Nota Final: 96 (Tomb Raider é muito mais que um reboot da série, é uma obra-prima imprescindível na coleção de qualquer amante de videojogos. Se ainda não o jogaram então o façam pois sem dúvida que estamos perante um dos melhores jogos desta geração)


Escrito por: Leandro Baptista


Sem comentários:

Enviar um comentário