domingo, 18 de novembro de 2012

A falta de protagonistas do sexo feminino nos videojogos


E, hoje, com um tema bastante interessante dou início a uma nova secção no blog, os artigos de opinião. Basicamente os artigos de opinião consistirão em opiniões pessoais sobre os mais variados temas relacionados com videojogos ou filmes.
Sem mais outro assunto focaremos-nos então no tema que será abordado ao longo deste artigo de opinião.



1) Existe mesmo falta de protagonistas (mulheres) nos videojogos?

A verdade é que cada vez menos encontramos um jogo que tenha como foco principal, ou seja, como protagonista uma mulher. De forma a comprovarmos isso basta olharmos para o calendário de jogos de 2013 (dos já confirmados) e vermos quantos deles possuem protagonistas do sexo feminino. Se repararem bem apenas quatro títulos terão como centro uma mulher sendo eles a Tomb Raider, o Beyond Two Souls, o Remember Me e o Lighting Returns: Final Fantasy XIII sendo que nesse ano serão lançados imensos títulos.



2) Por que é que as produtoras apostam pouco em protagonistas do sexo feminino?

Talvez as produtoras apostem pouco na ideia de colocar uma mulher como centro de uma determinada história pelo facto de a maioria dos jogadores serem do sexo masculino e como tal terem tendência a preferir jogar com um protagonista (muitos jogadores gostam de encarnar o papel da personagem principal, principalmente em jogos que envolvam escolhas). Ou então porque acham que as mulheres não se podem inserir em certos contextos, em certas histórias. No entanto seja qual for a razão por trás dessa atitude as produtoras deveriam arriscar mais e apostar num maior equilíbrio entre os dois sexos a nível de protagonismo pois como podemos observar, existem protagonistas do sexo feminino que causaram um impacto muito maior que quase todos os protagonistas do sexo masculino.




3) É possível que o número de jogos com protagonistas mulheres venha a aumentar nos próximos anos?

É muito provável que aumente, aliás se calhar já tem vindo aumentar ao longo dos últimos anos. Por outro lado como o número de títulos que saem durante um determinado ano também tem vindo a aumentar acaba-se por não sentir que houve um aumento das protagonistas.




4) Conclui-se então…?

Conclui-se que as produtoras deveriam pensar em adoptar uma postura diferente relativamente a esta situação e criarem mais aventuras com protagonistas do sexo feminino. Algumas já o fazem, mas como não lançam vários jogos num curto espaço de tempo, não é tão notável. Daí haver necessidade de outras aderirem à ideia de intercalar entre protagonistas de sexos diferentes, principalmente aquelas que estão constantemente a criar novas séries.



Escrito por: Leandro Baptista

Sem comentários:

Enviar um comentário