quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Dark Souls Análise

Dark Souls, o sucessor espiritual de Demon´s Souls, já se encontra nas lojas desde Outubro mas devido principalmente à sua dificuldade inúmeros jogadores encontram-se indecisos quanto à compra do mesmo. Se és um desses nada melhor do que leres a análise que se segue.


História

Em Dark Souls podem contar com poucas cenas de corte, com uma história simples e com um protagonista mudo mas ainda assim a história é única e cumpre o seu papel não prejudicando a experiência.
Basicamente assumimos o controlo de um "morto-vivo" que é escolhido para cumprir uma missão que é nada mais nada menos do  impedir que a escuridão prevaleça para sempre e que a luz deixe de existir. Sendo assim somos enviados, após poucos minutos de jogo, para a terra dos Deuses onde teremos de descobrir por conta própria o que temos de fazer. Simplesmente o jogo limita-se a dar-nos o mínimo de informação possível, obrigando-nos a investigar e a explorar ao máximo os locais à  procura de mais informações que nos ajudem a prosseguir no jogo ou a perceber melhor o enredo do mesmo.


Som

Vozes de qualidade, uma banda sonora excelente e adequada ao tema e ao mundo de jogo, e sons dos monstros e dos cenários perto da perfeição fazem com que Dark Souls neste aspecto seja um exemplo a seguir para a maioria dos jogos. No entanto o facto de raramente ouvirmos músicas ao longo do jogo retira a Dark Souls um pouco de qualidade pois uma banda sonora como está deveria estar presente em mais momentos ao longo jogo. 


Gráficos

Cenários detalhados e paisagens bastante gratificantes definem Dark Souls. Ainda assim os gráficos poderiam estar ligeiramente melhores mas tendo em conta a dimensão do jogo e dos cenários e os detalhes que os mesmos apresentam este jogo dentro do género é um dos melhores neste requesito. 


Jogabilidade

É neste aspecto que Dark Souls brilha sem dúvida alguma pois oferece  quase todo o tipo de sentimentos/sensações que um jogador pode ter com um jogo. No entanto aqueles que sem dúvida estarão quase sempre presentes ao longo da vossa experiência serão o medo ( principalmente durante uma batalha com um boss ou quando ouvirem determinados barulhos ou estiver demasiado silêncio) , a diversão ( desde o início do jogo até ao fim) e a frustração em morrer, sendo que esta sensação poderá ser sentida em maior plano por aqueles que possuem menos paciência ou são pouco experientes.
Relativamente à dificuldade esta sem dúvida encontra-se bastante presente ao longo da experiência e por mais que a vossa personagem seja forte nunca se sentirão suficientemente fortes pois haverá sempre um ou outro inimigo que vos mostrará o quanto fracos são. Mas apesar de ser bastante difícil não significa que seja impossível visto que todos os inimigos possuem pontos fracos e estratégias rápidas para serem eliminados e quando as descobrirem estes deixarão de ser um problema sendo que basicamente a dificuldade advém da nossa                " ignorância " por assim dizer, da falta de informação que possuímos e que não nos permite sermos o suficientemente eficazes em combate.
Para além do que foi referido anteriormente é importante também frisar que existem 10 classes e que antes de começarmos o jogo para além de escolhermos a classe teremos também de criar a nossa personagem. A escolha de classe apenas será notável ao início pois uma determinada classe terá mais força que outra ou mais magia entre outros aspectos. Mas ao matarmos inimigos receberemos almas que para além de servirem como dinheiro para comprarmos armas, balas, entre outros objectos também servem para evoluirmos os nossos atributos ( força, resistência, magia, inteligência, vida...) o que faz com que a classe à medida que evoluamos deixe de ser algo importante e passe a ser algo completamente inútil pois já não haverá qualquer distinção entre as mesmas.
Por último relativamente aos controles estes funcionam na perfeição e são uma mais valia para o jogo.


Modo Online

Para quem não sabe Dark Souls possui um modo online tal como o Demon´s Souls que ao contrário dos onlines comuns acontece em tempo real, ou seja, se estiverem conectados à Internet e estiverem a jogar Dark Souls ,ainda que sozinhos, poderão pedir ajuda a um jogador colocando um sinal no chão, ajudar outro jogador clicando no sinal do mesmo ou simplesmente invadirem ou serem invadidos por outros jogadores que procuram matar-vos em troca de almas.
É uma experiência diferente e bastante gratificante mas que no entanto ao contrário de Demon´s Souls peca num aspecto: o facto de existirem demasiados servidores o que dificulta a possibilidade de jogarem com amigos. 
Para quem não sabe para jogarem com amigos tanto em Demon´s Souls como em Dark Souls têm de combinar com os mesmos o sitio onde vocês ou eles irão colocar o sinal para poderem jogar. No entanto tal como referi por vezes terão problemas com os múltiplos servidores ou então pelo facto de a vossa diferença de níveis ser demasiado grande.
Além de todas estas possibilidades a capacidade de deixarem mensagens no chão a alertar os jogadores para um determinado perigo ou a dar uma dica para enfrentar um boss que encontrarão mais a frente e a possibilidade de verem como um determinado jogador morreu são também factores que fazem deste online um dos melhores e mais originais de sempre.


Pontos fortes

- Jogabilidade excelente
- Ambientação
- Banda sonora de qualidade
- Excelente componente online
- Longevidade a rondar as 60 horas
- Um Mundo de jogo repleto de segredos

Pontos Fracos

- Quebras de fps constantes
- Personagens às vezes não mexem os lábios ao falar
- História poderia ser melhor ainda que cumpra o seu papel
- Jogar com amigos online é difícil 
- Pode ser frustrante para os mais impacientes e para os mais inexperientes
- Ausência de música frequente na maior parte do jogo

Verídico

História: 8.0 ( Interessante, no entanto é demasiado simples e o final deixa um pouco a desejar).

Som: 9.5 ( Excelente banda sonora. Vozes com bastante qualidade. Efeitos sonoros a rondar a perfeição. A falta de momentos com música deixa um pouco a desejar).

Gráficos: 9.0 ( Atmosfera excelente. Inimigos e bosses visualmente estrondosos. Cenários e paisagens bonitas e repletas de detalhe. Por outro lado algumas quebras constantes de fps estragam por vezes a qualidade visual do mesmo).

Jogabilidade: 9.5 ( Variedade e diversão sempre presentes. Dificuldade torna o jogo ainda melhor. Modo online excelente. Quebra de fps às vezes prejudica um pouco o jogo e faz com que morramos sem querer. Para além disso se morrerem demais pode tornar-se frustrante).

Nota final: 9.3 ( Uma das melhores experiências de sempre não só por ser algo diferente mas também por ser excelente. Sem dúvida obrigatório para qualquer amante de videojogos. É verdade que é difícil mas este aspecto não deve ser visto como um defeito pois é graças a dificuldade que este jogo brilha e que se destaca dos demais).

Escrito por: Leandro Baptista

Sem comentários:

Enviar um comentário