Conforme prometido, a AMD revelou a sua tecnologia TressFX.
Esta tecnologia, ideal para as placas gráficas com a arquitetura Graphics Core Next (série 7000), procura dar uma solução a um problema que existe desde o início dos videojogos a três dimensões: o cabelo.
"Desde o início da era 3D que as personagens dos vossos jogos favoritos têm cabelo completamente irrealista," foi dito n blog
da AMD. "Muitos jogos tentaram disfarçar este problema com cortes de
cabelo curtos, cabelo preso, ou até capacetes irremovíveis."
O cabelo é, segundo a explicação, um dos materiais mais difíceis e
complexos de reproduzir em tempo real, em primeiro lugar porque existem
milhares de fios de cabelos, e depois, porque cada um tem sombras
complexas e requer anti-alisasing.
A tecnologia TressFX, que visa portanto dar um aspeto mais realista
ao cabelo nos videojogos, será implementada pela primeira vez em Tomb
Raider.
"Re-imaginar a Lara (e o seu corte de cabelo) para o lançamento de
2013 não foi só uma oportunidade para modernizar a personagem, foi uma
oportunidade para avançar substancialmente o realismo do jogo ao
enfrentar o desafio do cabelo irrealista."
Tomb Raider tem assim, graças a uma colaboração entre a AMD e o
estúdio Crystal Dynamics, a primeira tecnologia de renderização de
cabelo em tempo real.
Podem ver o resultado nas imagens que se seguem.
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quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013
AMD revela tecnologia TressFX e utiliza Lara Crof como exemplo
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